Surgimento dos Blogs


Como surgiram os blogs?

Cada vez mais os blogs conquistam espaço como nova mídia, a cada dia são criadas milhares de novas páginas. Seus criadores vão desde adolescentes, que escrevem coisas rotineiras até grandes veículos de comunicação que vislumbraram nessa ferramenta, um novo meio de interação com o público.
O blog como é concebido hoje é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas que auxiliam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitou o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato.
No início do ano 2000, o Blogger criou uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – que transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente – uma URL – que poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação cronológica. O permalink permitia então que os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qualquer blog.
A blogosfera – termo que representa o mundo dos blogs – cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. De acordo com o estudo State of Blogosphere, atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente.
Fonte do texto



Mais fáceis e rápidos de serem produzidos e operados, os blogs são uma espécie de diário virtual, utilizados para tornar acessível a toda rede de computadores, opiniões ,comentários,textos e etc... acerca de determinado tema ou sobre o próprio autor,que pode atualizá-lo sempre que precisar.


Blogs na educação: por que não?

Cada vez mais os educadores vêm percebendo e valorizando o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso. Os alunos aprovam a ideia e se sentem à vontade com a publicação de seus trabalhos na internet.
Imaginação é o limite:
·         Produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog.
Estímulo à criatividade:
·         A própria linguagem dos blogs, que permite a socialização por meio de comentários, faz com que os estudantes se sintam motivados a inovar com mais liberdade que nos meios tradicionais.
·         O interessante do blog é que o estudante se manifeste sem restrições, interagindo com outros alunos e professores.
·         Há possibilidade como colaboração, coautoria, autonomia, expressão pessoal e muita imaginação.Fonte do texto


Com tantas possibilidades pedagógicas, não dá para ignorar o quanto os blogs podem contribuir positivamente no processo de ensino-aprendizagem e aumentar a comunicação dos educadores e alunos.
Crie o seu agora!!!!!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário