TESE E ARGUMENTOS


A TESE - constitui a idéia principal para a qual um texto pretende a adesão do leitor ou ouvinte: é o objetivo de convencimento do leitor ou ouvinte;

OS ARGUMENTOS -  são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.

DE ACORDO COM OS TEXTOS ABAIXO FAÇA O QUE SE PEDE:

TEXTO 1
Tenho vindo a dizê-lo repetidas vezes: trata-se de uma mera vingança da sociedade, mas não traz qualquer solução para os problemas sociais e econômicos que levam ao crime. Daí que considere que é inaceitável a pena de morte. De fato, uma tal penalização em nada repara o sofrimento da vida ou da família; em nada serve de castigo exemplar, pois, se o fosse, bastava ter havido um só executado; em nada segue o exemplo dado pelos paí­ses civilizados, em que tem sido transformada em prisão perpétua sem que isso represente um aumento das respectivas taxas de criminalidade; em nada reduz um direito da socie­dade, pois se não foi ela que deu a vida ao criminoso, também não será ela que tem o di­reito de lha retirar; em nada simboliza um gesto da humanidade, de amor ao próximo e de fraternidade, cuja carência está, psicologicamente, na base de qualquer crime violento. Em nada se pode basear a defesa de tão repugnante, vil, odioso e chocante procedimento como a pena de morte.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1.  Identifique o problema sobre o qual o texto toma posição.
2.  Identifique a tese central do autor.
3.  Explicite os argumentos apresentados.

TEXTO 2
Se o poder político tem por função primeira dar a sua força ao direito das liberdades a des­peito dos poderes, ele deve permanecer independente destes. Ele deve, exatamente, ter po­der sobre os outros poderes, sobre toda a força que tenda a exercer-se contra a liberdade dos fracos. Disso resulta que não pode ser nenhum dos poderes. Nem o poder econômico, nem poder ideológico, nem o poder religioso. Também não pode identificar-se com o poder de mais prestígio e eficaz - o da ciência e técnicas que ela engendra. Em particular e forço­samente, pois o seu poder afeta diretamente o espírito, a ciência médica. Por isso a medi­cina não deve tornar-se uma competência do Estado.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Explicite o problema abordado no texto.
2. O texto tem dois argumentos. Explicite os dois argumentos.
3. Qual é a tese ou argumento principal que aparece no texto?


TEXTO 3

As descobertas da técnica tiveram por conseqüência dividir domínios até aqui confundidos: sexualidade, reprodução, maternidade e educação. Ora, quando se dividem domínios nos quais se pode agir seletivamente, as escolhas possíveis são introduzidas e multiplicadas: cria--se uma liberdade. A mulher é assim, cada vez mais, desalienada em relação à natureza gra­ças às ciências da natureza.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1.  Que problema é tratado no texto?
2. Qual é a tese defendida?
3. Que argumento é apresentado?

TEXTO 4
Quisemos tudo, desejamos tudo, tomamos tudo, obtivemos tudo. Devoramos tudo como as vítimas da fome canina em que nos transformamos. E, assim que tivemos tudo, precisamos de nos voltar para outra coisa. A satisfação não é do nosso mundo. Um grande amor? Precisamos de um filho. Um filho? Precisamos de dois, depois de três ou quatro. Um marido? Precisamos de um amante. O emprego? Precisamos chegar ao topo. As alturas? Precisa­mos também do dinheiro. O êxito completo? Precisamos da felicidade. Tudo ao mesmo tempo? Continua a não ser bom. Cansa ser superwoman...
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Identifique o problema abordado no texto.
2. O texto esforça-se por apresentar uma justificação indutiva da tese ou conclusão que, por sua vez, está ausente. Clarifique a tese e o argumento.


2 comentários:

  1. Welda gata, a melhor professora da Escola Cantinho do Saber.
    Tem o meu respeito;
    Esta grávida de gêmeos , E está linda grávida.
    Beijoooooooos

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  2. Welda gostei muito da aula de hoje espero que venha melhores !

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