A TESE - constitui a idéia principal para a
qual um texto pretende a adesão do leitor ou ouvinte: é o objetivo de
convencimento do leitor ou ouvinte;
OS ARGUMENTOS - são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.
OS ARGUMENTOS - são os motivos, as razões utilizadas para convencer o leitor da validade da tese.
DE ACORDO COM OS TEXTOS ABAIXO FAÇA O QUE SE PEDE:
TEXTO
1
Tenho vindo
a dizê-lo repetidas vezes: trata-se de uma mera vingança da sociedade, mas não traz qualquer solução para os problemas sociais e econômicos que
levam ao crime. Daí que considere que é inaceitável a pena de morte. De fato,
uma tal penalização em nada repara o sofrimento da
vida ou da família; em nada serve de castigo exemplar, pois, se o
fosse, bastava ter havido um só executado; em nada segue o exemplo dado pelos
países civilizados, em que tem sido transformada em prisão perpétua sem que
isso represente um aumento das
respectivas taxas de criminalidade; em nada reduz um direito da sociedade, pois se não foi ela que deu a vida ao
criminoso, também não será ela que tem o direito de lha retirar; em nada simboliza um gesto da humanidade, de amor
ao próximo e de fraternidade,
cuja carência está, psicologicamente, na base de qualquer crime violento. Em
nada se pode basear a defesa de tão repugnante, vil, odioso e chocante
procedimento como a pena de
morte.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Identifique o problema sobre o qual o texto toma posição.
2. Identifique a tese central do autor.
2. Identifique a tese central do autor.
3. Explicite os argumentos apresentados.
TEXTO
2
Se o poder
político tem por função primeira dar a sua força ao direito das liberdades a
despeito dos poderes, ele deve permanecer independente destes. Ele deve, exatamente,
ter poder sobre os outros poderes, sobre toda a força que tenda a exercer-se
contra a liberdade dos fracos. Disso resulta que
não pode ser nenhum dos poderes. Nem o poder econômico, nem poder ideológico,
nem o poder religioso. Também não pode identificar-se com o poder de mais prestígio e eficaz - o da ciência e técnicas que ela engendra.
Em particular e forçosamente, pois o seu poder afeta diretamente o espírito, a
ciência médica. Por isso a medicina não
deve tornar-se uma competência do Estado.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Explicite o problema
abordado no texto.
2. O texto tem dois argumentos. Explicite
os dois argumentos.
3. Qual é a tese ou argumento principal que aparece no texto?
TEXTO
3
As
descobertas da técnica tiveram por conseqüência dividir domínios até aqui
confundidos: sexualidade, reprodução,
maternidade e educação. Ora, quando se dividem domínios nos quais se pode agir seletivamente, as escolhas possíveis são introduzidas
e multiplicadas: cria--se uma liberdade. A mulher é
assim, cada vez mais, desalienada em relação à natureza graças às
ciências da natureza.
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Que problema é tratado no texto?
2. Qual é a tese defendida?
3. Que argumento é apresentado?
TEXTO
4
Quisemos
tudo, desejamos tudo, tomamos tudo, obtivemos tudo. Devoramos tudo como as
vítimas da fome canina em que nos transformamos. E, assim que tivemos tudo, precisamos de nos voltar para outra coisa. A satisfação não é do nosso mundo. Um
grande amor? Precisamos de um filho. Um filho? Precisamos
de dois, depois de três ou quatro. Um marido? Precisamos
de um amante. O emprego? Precisamos chegar ao topo. As alturas? Precisamos também do dinheiro. O êxito completo? Precisamos da felicidade. Tudo
ao mesmo tempo? Continua a não ser bom. Cansa ser superwoman...
RESPONDA AS QUESTÕES:
1. Identifique o problema abordado no texto.
2. O texto esforça-se por
apresentar uma justificação indutiva da tese ou conclusão que, por sua vez, está ausente.
Clarifique a tese e o argumento.
Welda gata, a melhor professora da Escola Cantinho do Saber.
ResponderExcluirTem o meu respeito;
Esta grávida de gêmeos , E está linda grávida.
Beijoooooooos
Welda gostei muito da aula de hoje espero que venha melhores !
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